Elogio do PROBLEMA e Crítica da FORMA MÍTICA em PLATÃO por Deleuze

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“a REMINISCÊNCIA encontra seu objecto próprio, seu memorando,
na matéria específica da aprendizagem, isto é, nas QUESTÕES E PROBLEMAS como tais,

na URGÊNCIA DOS PROBLEMAS,independentemente de suas soluções, a Idéia.

Por que é preciso que tantos princípios fundamentais concernentes ao que significa pensar estejam COMPROMETIDOS pela própria REMINISCÊNCIA?

Com efeito, como vimos, o tempo PLATÓNICO
SÒ introduz sua diferença no pensamento e na aprendizagem,
SÓ introduz sua heterogeneidade
para SUBMETÊ-LOS ainda à FORMA MÍTICA da SEMELHANÇA E DA IDENTIDADE,
portanto, à imagem do próprio saber.

Deste modo, toda a TEORIA PLATÓNICA DA APRENDIZAGEM
funciona como um arrependimento,
ESMAGADO pela imagem dogmática nascente,
e suscita um sem-fundo que ela permanece INCAPAZ de explorar.

Um novo Menão diria:
é o saber que nada mais é que uma figura empírica,
simples resultado que cai e torna a cair na experiência,
mas o APRENDER é a verdadeira ESTRUTURA TRANSCENDENTAL que une,
sem mediatizá-las, a diferença à diferença,
a dissemelhança à dissemelhança,
e que introduz o TEMPO no pensamento,
mas como FORMA PURA DO TEMPO VAZIO em geral
e NÃO COMO tal , E, tal antigo presente mítico.

Reencontramos sempre a necessidade de reverter as correlações
ou as supostas repartições do empírico e do transcendental.

E devemos considerar, como um oitavo postulado na imagem DOGMÀTICA, o postulado do saber, postulado que apenas recapitula, que apenas recolhe todos os outros num resultado supostamente simples.

Deleuze “Diferença e Repetição” pp. 279
(conclusão do capítulo “Imagem do Pensamento”, antes de sumarizar os 8 postulados
Diferença e Repetição tem 7 capítulos (1+2+1+2+1)
1.Introdução
2. Diferença em Si 3. Repetição Para Si
4. Imagem do Pensamento
5. Síntese Ideal da Diferença 6.Síntese Assimétrica da Repetição
7. Conclusão

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