“O que é a ontologia?” numa Encicolpédia “Analítica”

O que é a ontologia? Alasdair MacIntyre e Keith Campbell

Fb > 18/11 às 0:34 ·

Depois do artigo de Nietzsche no site “Critica na rede”, onde não se tratava de promover perspectivas próprias (que respeito) mas denegrir outras de uma forma pouco ética, muito menos filosófica, sobre o disfarce de história da filosofia, depois da ética, chegou um novo artigo sobre Ontologia, difundido pelas mesmas fontes, sobre o que é (e o que não é) Ontologia (e uma espécie de missiva a quem a não “sabe assim”).
A minha extrema indignação não é porque o artigo acima de tudo desinforma mais do que informa. É porque o faz de forma manipuladora e por censura.
Não sabemos bem se pretende ser resenha histórica se é definição se é argumentação. Mas promove sem reservas uma história da filosofia de origem anglo-saxónica, simplesmente ignorando ou denegrindo tudo em seu redor. Trata-se da entrada numa enciclopédia (traduzida pelo autor do post e do blog e da tradução do artigo/livro sobre o Nietzsche e…).

Um jantar para quem encontrar um filósofo do século XIX (demasiados alemães?), ou um que não fale inglês na 2º metade do século XX. Um. Se não fôr em “analítico-saxão” não é filosofia.

4 passos.

1) Partimos de Escolásticos/Wolf (com Leibniz e a razão suficiente muito mal amanhados e, aí, sem Espinosa que surge no seres necessários entre Tomás de Aquino e… Escoto e Descartes…),

2) passamos a uma caricatura de Kant que é afinal Wolf na razão pura, em 2 pontos, mas sem tabela das categorias nem ideias, sem fenómeno nem “coisa em si”.

3) Tocamos em Heidegger (diminuído por um padre na primeira frase e despachado num parágrafo com um “nem sequer sistemático”. Perco bastante mais tempo para o despachar do meu lado…confesso).

4) Para chegarmos a Quine e o “ser é o ser do valor da variável” e da admissão dos seres incompatíveis… da origem ao telos em 2 passos. Nada mais importa saber, afinal ( a sério???!!!!) . A história foi só para para não sermos nem escolásticos nem wolffianos. Ora aí está a historia de toda a ontologia, sem História🙂

E não se pense por isso que deixaremos mais à frente de falar de Platão e Aristóteles, falamos, mas sem enquadramento mínimo de idealismo e realismo, nem distinção entre a essência/aparência da antiguidade e condição/aparição da modernidade. Qual quê. Nada de diferença nem problemático que poderia levar a falar de “outros” de outras paragens… Vai tudo a molho, cheio de generalidades, sobre Tomás de Aquino ou Espinosa, e a malta que se amanhe, ou esqueça porque quem diz aqui o que e quem é importante é o autor.

Quine, ok (e não falemos do que “não interessa”, ainda que fale de “ontologia” (não sabem do que falam…) nem dos dois Whiteheads que surgem mas não se diferenciam… ninguém percebe)😉
Calou-se tudo em seu redor…sem qualquer “configuração dedutiva nem sequer sistemática” como disse de Heidegger.
… tenho visto o mesmo acontecer no campo da sociologia, da psicologia, da história… toda a Europa, todo o resto do mundo, calado sob o peso de citações avulso de autores anglo-saxónicos (e o seu cognitivismo geral, que se entranhou na pedagogia oficial, por via mais da força institucional dos seus centros de difusão do que dos argumentos e competências). A Europa, o mundo, é muito mais rico do que isto!

Sonia Duarte 

Tinha uma professora que me via com livros franceses e dizia “você é francófona” – mais tarde vim a saber que ela andava a tirar o doutoramento com o Searle e percebi a boca. Por mim, estava-me a borrifar para que fossem franceses ou neerlandeses… mas, enfim, há quem pense apenas e só de forma sectária…

18/11 às 6:50

One thought on ““O que é a ontologia?” numa Encicolpédia “Analítica”

  1. sonia diz:

    Jantar?😉

    Um russo no séc. XIX:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Afrikan_Spir

    Um italiano na 2ª metade do séc. XX:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Giorgio_Agamben

    Mas são pouquinhos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: