“Imposturas” à moda de Portugal – o ataque a BSS

Isto do Sokal (e do Desiderio e da Filosofia Aberta na Gradiva) n teria importância nenhuma se n soubéssemos como se importou tb para PT este modus operandis do happening mediático em vez das ideias, com o triste episódio do(s) livro(s) e muuuuuuuitas entrevistas e presença mediática entre 2002 e 2004 (e onde Desidério… teve um papel não menor…), d António Manuel Baptista, professor universitário de física e “divulgador da ciência”, q lançou na Gradiva “O Discurso pós-moderno contra a ciência. Obscuridade e irresponsabilidade”, um ataque violento e desrespeitoso (segundo qq padrão) a Boaventura de Sousa Santos (centrado num livrinho deste, “Um Discurso sobre as ciências”, de 58 pag em 80s) como alvo directo, e todo um papão “pós-moderno” e relativista onde projectava todo o seu delírio anti-relativista, fazendo-se SEMPRE a associação ao caso Sokal.

Um cavaleiro de triste figura num discurso tornado uma malha maniqueísta e agressiva com o qual o dialogo era desde logo uma guerra (o verdadeiro teor das acusações sendo demasiado difusos, indo da má utilização da metáfora cientifica ao “relativismo” de uma assentada)… Derrida e os “franceses” lá apareciam.. ah pois pois (mas leu algum dia o nosso antonio um “francês” do principio ao fim… ele nem achava preciso tal coisa!!!)

O tom da entrevista de AMB, para a Actual no Expresso,a 9 de Março, despoletou uma cadeia de reacções onde todos e mais algum se enredaram como a Gradiva n havia conseguido com o lançamento de Sokal-“Impostor…”. mas teve oportunidade de cá voltar para se juntar à “polémica”, ai não… e foi a parolada toda a comprar e a passar a problematizar as coisas como patetas “objectivo-relativista-objectivo-relativista”!!!😦

A encenação foi clara e o alarido “mediático” enorme. O espectáculo: triste.

A Gradiva vendeu e Guilherme Valente tem agora outra presença  “mediática”. A colecção “Filosofia Aberta” (onde antes só conhecíamos e respeitávamos a Ciênica Aberta” editada “secretamente” pelo “filho cientista na america”), afirmou-se, agora “editada” por… Mestre Desidério
Murcho, especialmente em “essências naturalizadas” LOL (mas constando na Wikipedia como “filosofo português” perante tantas outras escandalosas ausências…), prospera e PROSPERA. Já influenciam até, e muito, os programas de filosofia do secundário e certo tom do campo “universitário”. ACREDITEM srs… os media hj podem fazer milagres teóricos!!!! chamemos-lhe “essências naturalizadas”!! LOL

A ocasião levou a diversas demonstrações de apoio a BSS das mais diversas e respeitadas franjas da vida intelectual e universitária Nacional, do Presidente à Gulbenkian, da Stengers a João Caraça (q alguns j nem sabem quem são…).

Claro q a “opinião publica” teve opinadores q pouco sabendo realmente o q é isso de epistemologia, de Heisenberg, Godel, Prigogine, estiveram prontos a alinhar ao lado dos cavaleiros contra o “relativismo” tal como na América… é advinhar as personagens pro…pista… pensem no Iraque…

BSS (d q nem sou grande fã… mas n é assim… hj ele amanha eu…) para tentar fazer de todo este triste episódio alguma coisa de útil, e tentando fugir aos ringues maniqueistas q este tipo de retórica com terceiro excluído procura montar, reuniu contribuições de diversas facções no campo da sociologia das Ciências, para que todos possam confirmar a diversidade e profundidade dos debate, de que, na verdade António Manuel Baptista se mostrou sempre PROFUNDAMENTE DESCONHECEDOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mesmo sendo físico… algum do desconhecimento que demonstrou sobre a epistemologia contemporânea foi por diversas vezes constrangedora (desde logo… os diversos campos DE FACTO e n por paranoia)…
Estas historinhas de tricas, como contra-boato, têm infelizmente de ser recordadas na opinião publica, pk mentiras ditas mil vezes…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: